Brasilândia é 4 º da região centro oeste no ranking em Índice de Gestão Fiscal

Análise foi publicada nesta semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgou neste mês o Índice Firjan Gestão Fiscal 2019, sendo que neste resultado Brasilândia é o quarto município da região Centro Oeste como o mais bem avaliado no termo de gestão fiscal. Na média estadual, a Cidade este em terceiro lugar e no nível nacional está em 18º lugar.
Os critérios avaliados pelos pesquisadores foram: 0,7 ponto em  autonomia (geração de receita local como por exemplo, os recursos próprios), 1,0 ponto em gastos com pessoal (pagamento de servidores abaixo do limite da lei de responsabilidade fiscal), 1,0 ponto em liquidez (planejamento orçamentário) e 0,9 ponto em investimentos (recurso destinado para melhorias no Município). O número de IFGF do Município foi de 0,9 ponto.
As notas variam de 0 a 1 ponto, considerado excelente entre 0,8 a 1,0 ponto, boa gestão entre 0,6 a 0,8 ponto, dificuldade com resultados de 0,4 a 06 ponto e críticas com resultados abaixo de 0,4 ponto.
A base de avaliação é do ano de 2018. Além disso, Mato Grosso do Sul é destaque a nível nacional e também na região Centro Oeste. O primeiro colocado foi o Município de Costa Rica (MS), o segundo Campo Alegre de Goiás (GO), o terceiro Paraíso das Águas (MS) e em quinto Vicentinópolis (GO).
A avaliação tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.
“Esse patamar elevado se consegue com os trabalhos desempenhados pelos servidores públicos municipais. E, neste quesito, sabemos que Brasilândia é destaque. Esse resultado nos engrandece, pois identifica que estamos no caminho certo, mas sabemos que sempre é possível melhorar. Todos estão de parabéns”, reconheceu o Prefeito de Brasilândia, Dr. Antônio Thiago.
Para conferir mais detalhes da pesquisa e de outros municípios o link é: https://www.firjan.com.br/ifgf/

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar