Carnês do IPVA começam a ser enviados aos contribuintes em MS

Imposto pode ser pago à vista com desconto ou em cinco parcelas

Boletos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020 começaram a ser enviados nesta semana para os contribuintes em Mato Grosso do Sul. No total, serão encaminhados 1,1 milhão de carnês, que é o correspondente a frota de veículos sul-mato-grossense.

Canhoto tem duas opções de pagamento, sendo uma em cota única, para pagamento à vista com 15% de desconto, e outra para a primeira de cinco parcelas. No caso de parcelamento, não é oferecido desconto e a primeira parcela deverá ser paga até o dia 31 de janeiro de 2020, mesma data de vencimento da cota única.

A alíquota do IPVA é calculada com base no preço médio discriminado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Conforme a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), para este ano, carros de passeio terão alíquota de 3,5% e motocicletas, a primeira tributação terá alíquota de 1% sobre a tabela Fipe.  Caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano

As alíquotas para veículos usados são de 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos; de 2,5% para embarcações e aeronaves; 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart; 3,5% para carros de passeio; 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel; e de 7% para veículos de corrida. P

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado, ficando atrás somente do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Os motoristas que não receberem o documento, podem acessar o site da Sefaz e emitir o boleto.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar