Vaga-lumes entra na lista de animais em perigo de extinção

Os vaga-lumes são pequenos insetos que iluminam à noite, dando assim uma luz noturna “natural”, que essa iluminação se deve à luz que extraem do seu corpo
A má notícia é que vários cientistas estão declarando que esta espécie mágica está em perigo de extinção por causa dos pesticidas usados para eliminar outros insetos invasores, além de acrescentar que a luz artificial também lhes causa grandes problemas de sobrevivência, com isso de acordo com a revista Bioscience, existem aproximadamente 2.000 espécies ameaçadas de extinção.
Sara Lewis, professora de biologia na Universidade Tufts, perto de Boston, nos Estados Unidos, e responsável pela direção da pesquisa, comentou o seguinte no jornal da Bioscience.
«O habitat perdido está levando mais espécies selvagens ao seu declínio. Acrescentando que os vaga-lumes estão sofrendo porque para eles precisam de condições ambientais adaptadas às suas necessidades, a fim de completar o ciclo de sua vida, o que não é o caso. »
Sara também comentou que um vaga-lume da Malásia, cujo nome científico é Pteroptyx tem, muito popular por suas ocorrências sincronizadas iminentes, precisa de um arbusto / árvore ou planta de mangue para continuar reproduzindo. Infelizmente, porém, essas plantas na Malásia estão sendo exploradas como plantações de óleo de palma e fazendas de aquicultura.
Além disso, os pesquisadores também confirmaram que a luz artificial criada à noite, algo que aumentou uma grande porcentagem no século passado, é a segunda ameaça mais séria para esses insetos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar