MS tem 1 ventilador pulmonar a cada 2,6 mil pessoas

Segundo os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a cada 2.640 moradores há um ventilador pulmonar em Mato Grosso do Sul. Essa relação é mais baixa do que a nacional. No País, segundo os dados já divulgados, são 60 mil respiradores, ou seja, um a cada 3,5 mil habitantes.

O número divulgado para Mato Grosso do Sul já considera a compra de 25 equipamentos portáteis, de um total de 50 em aquisição, como forma de reforçar unidades de saúde para a fase aguda da pandemia, que está por vir.

A leva de máquinas importantes no tratamento dos que evoluem para pneumonia provocada pela Covid-19 chegou nesta segunda-feira e vai para o HR (Hospital Regional) em Campo Grande, unidade referência para o tratamento da doença.

Não há previsão de quando chegam os outros 25, em razão da dificuldade de compra, como relata o secretário de saúde MS. “Estamos tentando, de todas as formas”, resume.

A aquisição de insumos do tipo foi centralizada pelo Ministério da Saúde. E como os casos graves da doença deixam os pulmões “fora de circulação”, o equipamento tem grande demanda mundo afora.

Com informações de Campo Grande News

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar